A mão que faz o desenho inscreve a palavra

 

Área de Atividade - Apresentação

. Instalação

 

Desde 2001, as várias séries de desenhos têm como temática primeira as relações amorosas e filiais sob as suas mais diversas facetas. Estas estórias são interpretadas através dos contos de fadas e das mitologias; narrativas povoadas por seres em permanente transformação e adaptação, próprias ao processo de sobrevivência e maturação. Assim se estabelecem incontáveis paralelos, evidenciados pelos personagens híbridos e sobreposições de diferentes iconografias universais e pessoais.
O interesse pela literatura acompanha o processo do fazer. Há um certo número de palavras e pequenas frases cuja presença, constante e obsessiva, acompanham várias etapas e séries de trabalho. Estes termos opostos e inseparáveis - masculino e feminino, desejo e agressão, ternura e possessão - sublinham o confronto entre os personagens, numa narrativa com diferentes tempos de acção e tensão. Esta narrativa, que nem sempre é inteiramente legível, parece transpor a superfície do desenho, que é construído no verso e reverso da folha de papel.
Ao processo de pesquisa, construção e maturação de uma série de trabalhos, associa-se um questionamento sobre as especificidades de cada disciplina/ técnica; um trabalho de desenho gera uma série de objectos, que pode dar origem a uma série de gravuras.
a mão que faz o desenho inscreve a palavra, é um projecto assumidamente efémero: não só pela impossibilidade material de ser conservado e por ser destruído durante a desmontagem; mas, sobretudo, porque o desenho que se vê é inconstante, não se deixa fixar num ponto de vista, altera-se com o deambular do espectador em torno da vitrina.
Este é um desenho que contêm desenhos sob a forma de uma linha espontânea – rabiscada - que nem sempre define um personagem; limita-se a esboçar uma ideia que fica sempre numa etapa imprecisa e indefinida.

 

Data de Apresentação - 19 de Outubro 2007 / Exposição - 20 de Outubro a 17 de Novembro 2007

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

Autoria de - ISABEL BARAONA (PT)