Torres Vedras, Aproximação Limitada a uma Cidade

 

Área de Atividade - Criação / Apresentação

// Residência de Pesquisa - Conferência

 

1 - O projecto “Torres Vedras – Aproximação limitada a uma cidade, parte 1” tem como matriz espiritual a conferência proferida em 1971 pelo artista Robert Smithson (1938-1973) a uma plateia de estudantes de arquitectura da Universidade de Utah, a quem apresentou as impressões da sua visita ao Hotel Palenque no México em 1969.
A conferência que ainda hoje sobrevive sob a forma instalação, consistiu numa projecção de diapositivos a cor de várias vistas do interior e do exterior do hotel, ao longo da qual Smithson realizava a cada imagem um comentário específico, desenvolvendo assim uma caracterização sucessiva (e pessoal) daquele lugar.


2 - “Torres Vedras – Aproximação limitada a uma cidade, parte 1” apoia-se num método de pesquisa e modo de apresentação próximo ao da obra Hotel Palenque de Smithson.
O objectivo da proposta será realizar uma leitura e análise de um território que tem a configuração morfológica e jurídica de uma cidade – Torres Vedras – e comunicar este resultado oralmente a um público num sistema que será semelhante ao de uma conferência.
A área de análise poderá circunscrever-se não necessariamente a todo o território urbano, mas apenas a uma parcela deste (um bairro, uma rua, etc.), ou mesmo centrar-se sobre um ou mais acontecimentos que poderão, ou não, ser isolados, pontuais, dispersos, com ou sem relação entre si. Por essa razão no título do projecto, “parte 1” refere que este se trata do início de um estudo sobre esse lugar, e que essa actividade poderá continuar em “partes” sucessivas e durante um período de tempo alargado (anos). Idealmente através de várias “partes” será possível construir um mapa de análise formado por diferentes temas (aspectos analisados) que se consolidariam entre si formando um retrato mais alargado, mas não forçosamente mais completo, desta cidade.
A análise não partirá de enquadramentos disciplinares precisos e definidos, mas antes numa prospecção que irá seleccionar e focar determinados aspectos daquela realidade a partir de um ponto de vista e motivação subjectivos. Pretende-se neste projecto elaborar uma visão sobre um lugar feita por alguém que é exterior, estrangeiro, a esse contexto e que os observa e analisa com os instrumentos individuais e idiossincráticos.


3 - É um postal da Estalagem de Santa Cruz, editado em meados dos anos 1960 aquando da sua inauguração, que determina o ponto de partida desta primeira parte da investigação. Esta imagem serviu de motor e pretexto para uma pesquisa que compôs vários dados historicamente contíguos entre si: a evolução do território da pequena povoação atlântica de Santa Cruz durante o séc. XX, a construção da Estalagem de Santa Cruz e o surto de construção neste lugar durante a segunda metade do séc. XX, as vastas instalações fabris da Casa Hipólito em Torres Vedras e o seu refeitório, equipamento vanguardista construído nos terrenos de aluvião da fábrica nos anos 1970 antes do encerramento da fábrica por falência em meados dos anos 1990.


Mais informações em: www.transforma-b.blogspot.com

 

Data de Apresentação - 16 de Novembro 2007

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras