O receio do medo

 

Área de Atividade - Criação / Apresentação

// Vídeo

 

A primeira actividade deste projecto de estágio, intitulado O RECEIO DO MEDO, realizou-se nos dias 24 e 25 de Maio de 2007, e tinha como publico alvo crianças entre os 10 e 13 anos de idade, da instituição: “super-jovens”.
No dia 24 de Maio de 2007 a actividade consistiu num visionamento de três pequenas curtas-metragens, as quais não estariam finalizadas, sendo proposto a estas crianças, que por escrito, idealizassem o final de uma curta-metragem á sua escolha. Dia 25 de Maio de 2007 foi-lhes proposto a realização de um desenho criativo que representasse o desfecho da curta-metragem, que tinham escolhido na actividade do dia anterior. Após a realização deste desenho eles assistiram ao desfecho real de cada curta-metragem e confrontaram-se ou, com as suas próprias idealizações ou então com outras totalmente diferentes. Logo de seguida, deu-se um momento de reflexão com a participação do psicólogo Miguel Carvalho, em que as crianças foram convidadas a dialogar acerca do tema do Medo, assim como a justificar os finais que optaram para as curtas-metragens que escolheram.
Nos dias 5 e 6 de Junho procedeu-se a execução das mesmas actividades, mas com as crianças da Escola Básica 2,3 Padre Francisco Soares.
No Final de cada actividade, os participantes avaliaram o conteúdo através de uma caricatura no papel e de um breve comentário acerca do que gostaram. Para alem disso, foi-lhes pedido as suas opiniões relativamente aos benefícios destas actividades desenvolvidas, para o seu desenvolvimento pessoal.

 

Data de Apresentação - 24 e 25 de Maio e 5 e 6 de Junho 2007

Local - Casa do Castelo, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de - ERIC DURANd (fr/pt)