Horror Vacui

 

Área de Atividade - Criação / Apresentação

. Inauguração

 

Os azulejos são uma característica predominante da arquitectura portuguesa. Os azulejos foram sendo incorporados, ao longo dos últimos quinhentos anos, em diversos estilos arquitectónico, desde o Gótico ao Bauhaus. Esta utilização única dos azulejos surge por toda a cidade de Torres Vedras.
Horror Vacui observa e faz o mapeamento dos azulejos inerentes à arquitectura da cidade e cria uma representação decorativa, não-funcionalista da sua estrutura. Esta base de dados constituída pelas imagens dos azulejos é usada para criar um puzzle formado por designs híbridos, que mistura e transforma os diversos padrões repetitivos dos azulejos. Esta charada formará um painel com uma área de 49 m2.
Uma vez impressos, as imagens dos azulejos serão enviadas para cem pessoas de vários pontos do mundo. Os participantes, que serão cuidadosamente seleccionados, estarão completamente envolvidos e empenhados no projecto. Cada azulejo tem um formato de 70cm x 70cm, um tamanho difícil, mas não impossível, de transportar. Cada um destes participantes chegará a Torres Vedras numa data específica para construir o painel.
O processo de mapeamento que permite seguir o rasto dos azulejos tanto a nível local, mostrando a sua localização original, como a nível global, mostrando a localização dos participantes, será visível na internet através do Google Earth. Uma espécie de fios interactivos fará a ligação entre a localização original dos azulejos e a dos participantes.
Dentro de um espaço definido, os participantes terão de interagir entre eles para construir o puzzle. Cada lado do azulejo terá um padrão único, que apenas alinhará com um dos lados de um dos outros azulejos. O processo de construção do painel será filmado a partir de cima. No início teremos um espaço cheio de gente, mas, à medida que o puzzle for sendo construído, os participantes abandonarão o espaço pouco a pouco até que o padrão completo seja revelado.
O processo de documentação, desconstrução, mutação, dispersão, convergência e reconfiguração usará a rede de contactos da Transforma para criar uma narrativa de trabalho. Uma vez feito, o trabalho levará consigo esta mitologia. Pedaços da arquitectura de Torres Vedras serão espalhados pelo mundo a pessoas que, ao trazerem os azulejos de volta à sua cidade, serão audiência e ao mesmo tempo performers deste projecto. O desenho repetitivo dos azulejos reflecte a dimensão e o número infinito de configurações possíveis dentro da rede. O espaço será construído através da interacção social.
O palco onde a acção decorre é trazido pelas próprias pessoas. O vazio é preenchido.

 

Data de Apresentação - 19 de Outubro 2007 / Exposição - 26 de Outubro a 17 de Novembro 2007

Local - Praça do Município 8, Torres Vedras

 

Autoria de - MICHAEL PINSKY (UK)