Uma casa no Castelo

 

Título - Uma Casa no Castelo – Intervenção Multidisciplinar
Coordenador de Edição - Luís Firmo (PT)
Selecção, Matéria Editorial e Contribuições - Luís Firmo (PT), Isabel Baraona (PT)
Design Gráfico - João Vinagre
Palavras Chave - Animação Cultural; Desenho; Escultura; Espaço Público; Instalação; Projecto Educativo; Sítio-especificidade; Vídeo; Fotografia
Línguas - Português-Inglês
Número de Páginas - 72
Data de Publicação - 2008
ISBN - 978-989-95397-3-0
Dimensão - altura 21 cm X largura 16,5 cm X espessura 0,5 cm
Peso - 150 gr
Preço - 8€

 

ENCOMENDE AQUI

 


«O projeto Uma Casa no Castelo foi um primeiro espaço de experimentação e de promoção para artistas e outros criativos em final de formação ou em início de prática profissional, fora do contexto académico. Permitiu a um jovem curador selecionar um conjunto de jovens artistas e animadores culturais para articuladamente pensarem numa intervenção que lhes permitisse apresentar os seus trabalhos e potenciar artisticamente a vivência da comunidade residente no local da intervenção. Consistiu na articulação de um momento inicial de residências para criação com um subsequente momento expositivo, e na implementação de um conjunto de atividades educativas concebidas em estreito diálogo com as obras em exposição, fazendo recurso de uma casa situada na Rua Capitão Luís Boto Pimentel (antiga Rua do Castelo), 11, em Torres Vedras.


Esta casa, aparentemente igual a tantas outras na labiríntica malha urbana do centro histórico de Torres Vedras, assumiu-se no entanto como um elemento determinante no desafio lançado aos diversos criadores que participaram neste programa, e condicionou indelevelmente todo o trabalho curatorial/artístico/criativo que resultou do encontro com este espaço, tornado simultaneamente matéria-prima (de naturezas muito diversas: histórico-sociológica, antropológica, arquitetónica, sentimental, onírica) e espaço expositivo.


Uma Casa no Castelo foi, por estas razões, uma intervenção multidisciplinar que marcou artisticamente um espaço e uma comunidade. Foi uma iniciativa da maior relevância, dado que foi reciprocamente enriquecedora. Se por um lado permitiu a concretização de um primeiro projecto expositivo e de primeiras obras a um conjunto de jovens artistas ainda em início de carreira, permitindo-lhes beneficiar de condições profissionais de produção num contexto onde as primeiras oportunidades são tão reduzidas, por outro lado contribuiu para ensaiar a reabilitação de espaços devolutos e de zonas da cidade manifestamente carenciadas e degradadas, permitindo aos diversos intervenientes – criadores e observadores –, a surpresa da descoberta de outras possibilidades de encontro, assim como a exploração de outras formas de comunicação e de intervenção que permitem alargar a percepção do observador sobre a arte e a cidade em que habita.


Uma Casa no Castelo surgiu de um desafio lançado pela Transforma à ESAD.CR/IPL, por ocasião do Transforma_B – uma primeira plataforma para a integração das artes e da criatividade na cidade, celebrada enquanto espaço de confluências em constante devir, logo por localizar, por identificar, por preencher. A Transforma saúda e reconhece o empenho, a capacidade e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos diversos intervenientes neste processo, os quais, com a maior pertinência, souberam maioritariamente recorrer ao medium desenho como forma de expressão central do seu fazer artístico, concebendo um conjunto de novas obras solidamente alicerçado quer na investigação proposta pelo Transforma_B quer no compromisso de um diálogo com a especificidade do lugar que os acolheu.»

 


Luís Firmo
Diretor Artístico da Transforma