O terreiro é nosso!

 

Carolina Anselmo, Brasil

 

"Problematização das cidades através de intervenções que revelam camadas e levantam questões sobre o seu contexto."

 

/

 

[Instalação]

 

17 a 22 de Outubro 2011 . 10h00 > 18h00

Praça do Município, Torres Vedras

 

Instalação áudio-visual. 3 vídeos das ações realizadas nas favelas. Reprodução e releitura dos desenhos feitos pelas crianças.
 

/

 

A ideia de problematizar as cidades, levantar os conflitos e tensões a elas inerentes como forma de politização do espaço público é o foco deste trabalho. O interesse pela interceção entre a arte e o urbanismo e a proposição da ampliação dos seus campos foi o caminho escolhido na tentativa de lidar de forma mais coerente com a fluidez contemporânea. A partir de observações feitas sobre um processo de reestruturação urbana de uma favela situada em Belo Horizonte, Brasil, pretendeu-se levantar questões ligadas a algumas práticas urbanísticas nos espaços opacos das cidades brasileiras através de ações realizadas no espaço em questão. Em Torres Vedras, esse processo será exposto na galeria e conversará com algumas intervenções realizadas na cidade considerando o contexto local.

 

/

 

Carolina Anselmo - Brasileira que experimentou trabalhar com construção, restauração de edificações, coordenação de projectos e agora tenta voltar a sua reflexão para o espaço público. No Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, busca complementar a sua formação em Arquitectura e Urbanismo (UFMG, 2007, Brasil), levantar questões e problematizar as cidades contemporâneas considerando as suas complexidades e fluidez.