Iglo

 

José Quinhones, Portugal

 

/

 

[instalação]

 

/

 

O IGLO é um abrigo atraente. Se for transparente e coberto de plantas comestíveis, é um abrigo suculento. Na cidade dos IGLOs tudo se aproveita tudo se transforma, nada se perde. É necessário apenas fazer a recolha do material pelas ruas e praças. As plantas trepam pela superfície exterior, recebendo o sol e o calor, e o interior permanece fresco.

O IGLO actua a dois níveis no âmbito da sustentabilidade. Por um lado é constituído por materiais reciclados, reduzindo o consumo e o desperdício. Pelo outro, favorece a independência alimentar, drama potencial nas cidades actuais, em que a vida das pessoas é altamente dependente do petróleo e de grandes empresas internacionais

 

/

 

8 & 9 julho 2011 . 10h00 - 00h00
Casa do Castelo
R. Capitão L. Bôto Pimentel, 11, Torres Vedras

 

/

 

Criação: José Quinhones . Execução plástica: José Quinhones . Tutor: Inês Clematis (artista plástica)
Agradecimentos: João Paulo Vilhena, Gil Silva, Joana Cordeiro, Inês Clematis, Paulo Roberto, Orlando Martins, Manuela Martins, Antonio José Moura, Rui Gato, Nuno Sobreiro, Mariana Vicente.
 

/

 

José Quinhones - desde cedo mostra aptidão para manipulação de sólidos e cores. Com cerca de 5000 peças da conhecida marca lego e a companhia dos irmãos gasta horas a fio modelando automóveis, edifícios e cidades. Na escola foi por norma aluno mediano, destacando-se na licenciatura em urbanismo. Presente no universo digital produzindo fotografia, vídeo, web, assim como mexendo em hardware. Ao longo dos anos tem estado atento ao fenómeno do consumo imaginando e aplicando conhecimento ao que denominamos resíduos.