Seminários

 

7 de Maio 2011 [Dirigido a artistas, estudantes e profissionais das artes do espectáculo]

 

/

 

10h00 . 13h00

 

- Como gerir um teatro sustentável

Vários teatros no Reino Unido estão a diminuir o seu impacto ambiental. Helen Heathfield expõe casos concretos como o do Arcola Theatre, do National Theatre, do Sage Gateshead e da Wembley Arena. Este seminário procura apresentar propostas concretas, das questões técnicas a medidas de gestão de uma equipa ecológica, passando pela comunicação.

 

. Helen Heathfield [Julie´s Bicycle, Reino Unido]

 

 

- Produzir espectáculos de forma mais ecológica

O que podem as artes performativas fazer relativamente às alterações climáticas? Como podemos viver de consciência tranquila e desenvolver produções artísticas tendo conhecimento da pegada ecológica que provocamos? Esta intervenção pretende ser um guia prático para a gestão sustentável de processos criativos e apresentar um exemplo de um espectáculo com baixo nível de consumo energético.

 

. Johan Penson [Rosas/Bastt, Bélgica]

 

 

- Educação para o desenvolvimento sustentável e para a cidadania mundial

Neste seminário, professores e educadores adquirem conhecimentos sobre a sustentabilidade e a sua aplicação num contexto educativo. Os participantes encontrarão inspiração e novas ideias para trabalhar estes temas globais com crianças, estudantes e adultos. As alterações climáticas, o desenvolvimento sustentável e a biodiversidade são abordados através de temas concretos como a comida, a casa e a energia.

 

. Julie Bromilow [Centre for Alternative Technologies, Páis de Gales]

 

/

 

15h00 . 18h00

 

- Digressões sustentáveis de espectáculos e concertos?

Helen Heathfield apresenta uma pesquisa recente sobre digressões de peças de teatro, orquestras e bandas e sobre a forma como as organizações têm posto em prática as recomendações da agência Julie’s Bicycle. A Industry Green Tool for Touring pode ajudar no planeamento e avaliação das digressões: a escolha de fornecedores, as opções de cenografia, os percursos da digressão, a colaboração das equipas e dos artistas e a partilha dos resultados com o público.

 

. Helen Heathfield [Julie´s Bicycle, Reino Unido]

 

 

- Trabalhar com artistas, públicos e decisores

Ao tomar a decisão de tornar as artes “mais amigas do ambiente”, por onde começar? Junto dos artistas, dos públicos, dos financiadores, dos espaços? Como é que uns podem influenciar os outros? Como unir todos estes pontos?

 

. Judith Knight [Artsadmin, Reino Unido]

 

 

- Festivais Sustentáveis

Os eventos culturais são janelas de oportunidade para demonstrar a viabilidade de estilos de vida sustentáveis. A sustentabilidade requer um planeamento estratégico e operacional que respeita as limitações da água, da energia, das matérias-primas, do tempo e das pessoas. Neste seminário, usamos a Permacultura como uma ferramenta para discutir estratégias para um evento sustentável.

 

. André Soares [Boom Festival, Portugal / Ecocentro IPEC, Brazil]