Conferências

 

6 de Maio 2011 . [Dirigido ao público em geral]

 

/

 

10h00 . 10h30

 

// Introdução

 

. Mark Deputter [Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa]

. Delgado Domingos [Lisboa E-Nova . Agência Municipal de Energia - Ambiente de Lisboa]

 

/

 

10h30 . 13h00

 

// As alterações climáticas, a ecologia e o desenvolvimento sustentável:

     onde estamos e o que podemos fazer?

 

- A Transição para uma sociedade sustentável: uma abordagem sistémica

Respeitar os limites ecológicos do ecossistema terrestre é condição base não negociável para o nosso desenvolvimento socio-económico. O diagrama de Rockström demonstra que já ultrapassámos a margem operacional de segurança para algumas questões ambientais globais, incluindo as alterações climáticas. De forma a regressar a uma sustentabilidade ecológica, o uso de recursos naturais pelos países desenvolvidos tem de ser reduzido em 90%. É essencial uma transição para a sustentabilidade.

 

. Peter Tom Jones [University of Leuven, Belgica]

 

 

- Rumo às Emissões Carbono Zero

O relatório zerocarbonbritain2030 é uma visão positiva e realista para uma sociedade livre de combustíveis fósseis. Apresenta soluções políticas, económicas e tecnológicas para os desafios urgentes apontados pela ciência climática e explora sinergias entre vários sectores com o objectivo de criar soluções integradas. Explicita como se pode reduzir o uso de energia na construção, nos transportes, na ordenação do território e no comportamento humano e propõe avanços concretos na aplicação das energias renováveis.

 

. Julie Bromilow [Centre for alternative technologies, País de Gales]

 

/

 

14h00 - 16h00

 

// Arte, Alterações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

 

- A transição do setor das artes para o desenvolvimento sustentável

Usando como referência os múltiplos exemplos no Reino Unido de organizações artísticas, redes e parcerias que estão a reduzir o seu impacto ambiental, iremos partilhar os sucessos conquistados e as lições aprendidas referentes a teatros e salas de concertos, digressões, festivais, editoras, artes visuais e dança. Uma visão para um futuro mais sustentável e uma forma de inspirar organizações a atingi-lo.


. Helen Heathfield [Julie´s Bicycle, Reino Unido]

 

 

- Trabalhar as alterações climáticas com os artistas: Produzir, Apresentar e Distribuir

Como deve o sector das Artes responder às alterações climáticas? Devemos encomendar trabalhos que chamem a atenção para esta problemática? Devemos continuar a promover digressões internacionais? Nesta conferência, Judith Knight fala sobre os compromissos da Artsadmin face às alterações climáticas: o trabalho no contexto da rede Imagine 2020, a curadoria de arte e os esforços para tornar as digressões mais ecológicas.

 

.Judith Knight [Artsadmin, Reino Unido]

 

/

 

16h30 - 18h00

 

// Práticas de Desenvolvimento Sustentável nas Artes

 

- Vale a pena a Festa? A experiência de sustentabilidade do Boom Festival

Desde 2006 que André Soares e o Boom Festival embarcaram na viagem de criar um grande festival sustentável, procurando responder ao desafio com práticas ecológicas e novas tecnologias. Actualmente o festival é tido como um caso de sucesso, tendo recebido várias distinções e prémios, incluindo os prémios europeus Green Festival e Green and Clean Festival.

 

. André Soares [Boom Festival, Portugal / Ecocentro IPEC, Brazil]

 

 

- Design para melhorar a Vida: Os INDEX: Awards

INDEX: é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 e internacionalmente reconhecida pelo seu prémio bienal de design, no valor de 500 000€. INDEX: promove o sonho de um mundo concebido para satisfazer as necessidades e aspirações da humanidade e nove anos de experiência mostram que o design pode ser um factor decisivo na construção de um mundo melhor.

 

. Adam Von Haffner Paulsen [Index Awards, Dinamarca]