hello!neverland

 

Um espaço cultural transitório associado a um jardim comunitário criado por jovens

 

 

É nossa intenção, através de várias actividades organizadas pela Transforma com um grupo de jovens, estabelecer um jardim comunitário e um espaço cultural transitório. O espaço será organizado e preservado por esse mesmo grupo, sendo o objectivo do projecto possibilitar a reabilitação de um espaço vazio na parte antiga da cidade de Torres Vedras. Queremos simultaneamente responder a uma necessidade aparente de criação de um espaço para os jovens da cidade, dando-lhes desse modo uma plataforma para desenvolverem a sua criatividade durante o Verão. Estas actividades irão permitir que os participantes tenham a oportunidade de gerir um espaço de reunião criativo, participando de forma activa num processo de aprendizagem sobre sustentabilidade inserido num processo democrático de auto-organização.

 

 

As actividades no espaço selecionado para o projecto irão incluir, entre várias outras, o cultivo de vegetais biológicos, exposições, leituras, apresentação de trabalhos artísticos dos participantes e workshops. Irá também ser produzido pelos participantes um filme-documentário sobre o processo e projecto. Os vegetais produzidos durante o Verão serão partilhados no evento comunitário que irá ter lugar em Outubro.

 

O espaço do projecto irá abrir em breve e permanecerá aberto até ao dia 20 de Outubro. Durante esse período irão decorrer permanente actividades organizadas pelos jovens participantes. O projecto poderá também vir a funcionar como modelo para a observação do contributo social do espaço em relação ao centro da cidade de Torres Vedras e seus habitantes. Os jovens participantes, selecionados pela sua sensibilidade e sentido de responsabilidade, terão entre 16 e 24 anos de idade. A sua participação envolve o compromisso de uma manutenção zelosa do espaço do projecto, bem como o contributo para uma melhoria da qualidade desse mesmo espaço e o estabelecimento de boas relações com os habitantes da área onde o projecto se insere.