Acting Day

ACTINGDAY 2013

ACTING DAY _ Ação de intervenção no espaço público com a participação da comunidade.
Durante um dia, os espaços públicos tornam-se lugares para acolhimento da voz dos cidadãos. Nos muros do centro da cidade de Torres Vedras, sob forma artística, serão criadas frases que provoquem uma ação transformadora da sociedade. Estas intervenções artísticas serão o ponto de partida para um debate sobre a necessidade de mudança, individual e coletiva, e sobre a criação de ações que que ponham a transformação em prática.

 

-|IDEIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

14 setembro 2013, 11h00 > 13h00 - Transforma, Torres Vedras

 

Workshop de preparação do ACTING DAY

Com Diana Coelho e Rui Catalão

Workshop de Reflexão sobre a transformação e criação de frases de intervenção para o Acting Day.

Entrada livre. Por inscrição.

 

|-ACTING DAY 2013

20 Setembro 2013 – 17h30 > 21h00 - Centro histórico de Torres Vedras

 


|-MUROS PARA A TRANSFORMAÇÃO

17h30 > 19h30 – Centro histórico de Torres Vedras

 

-Muros com intervenções artísticas
Após recolha no workshop de preparação, serão criadas intervenções artísticas nos muros do centro histórico.

 

-Muro com intervenções individuais
Intervenção direta dos cidadãos, através da colocação das suas frases pessoais, no muro do antigo Sporting Clube de Torres.
(processo stencil - os materiais serão facultados no local)


No âmbito da rede europeia Eclectis, a Transforma irá reunir um grupo para o desenvolvimento do projeto Acting Day, que irá ter lugar no centro histórico da cidade de Torres Vedras, no dia 20 de Setembro de 2013.
O grupo irá debater e recolher ideias sobre a transformação da sociedade e de que forma os cidadãos podem, ativa e positivamente, participar nesta mudança.
A partir das ideias debatidas serão definidas questões, e colocado o desafio da recolha de mensagens por parte da população local.
Algumas dessas mensagens serão difundidas no centro histórico de Torres Vedras, através de graffiti stencil em paredes destinadas a esse propósito.

 

 

|-DEBATE PARTICIPATIVO
19h30 > 21h00 - Transforma, Torres Vedras

 

Este debate tem o intuito de lançar uma ampla reflexão sobre a transformação e a reapropriação do “espaço público” por parte da comunidade local.

Com o intuito de lançar uma ampla reflexão sobre a transformação e reapropriação do “espaço público” de forma a investigar novos usos e processos que contribuem para responder às necessidades locais e para a construção de uma cidade sustentável, criativa e colaborativa, a Transforma irá criar debates participativos com o proposito de desenvolver de ideias e vontades sobre a transformação da sociedade e formular propostas e recomendações para uma transformação construtiva.

\\

 

ECLECTIS é um projeto de cooperação europeia, que visa a implementação de um processo inovador de estruturação europeia para favorecer a integração dos cidadãos na construção urbana, valorizando a diversidade europeia, o diálogo intercultural e as novas tecnologias como fontes para estimular a criatividade e novas práticas.

De maio de 2013 a dezembro de 2014, laboratórios para práticas artísticas e de experimentação por parte dos cidadãos, eventos participativos, mesas-redondas e conferências serão implementadas em Amsterdam, Barcelona, ​​Kotor, Ljubljana, Torres Vedras e Paris.



ACTING DAY é um evento participativo e de reapropriação cívica e artística do espaço público e é realizado em quatro cidades europeias em simultâneo.


Este projeto tem a colaboração de Diana Coelho, Paulo Arraiano.


Tem o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras
Projeto Financiado pela Comissão Europeia através do Programa Educação e Cultura da União Europeia e pela rede IMAGINE 2020 – Arte e Alterações Climáticas e REDE ECLECTIS – European Citizen’s Empowerment: Cities shared


Para inscrições e mais informações:
t. (+351) 261 336 320
e. info@transforma.org.pt

 

\\

 

Acompanhe as evoluções dos vários projetos no Popplet