MAPAS - 1ª Incursão

 

O Projeto


As Artes Performativas e nomeadamente a Música, a Dança e o Teatro, tal como são vividas nos dias de hoje, constituíram-se num espaço privilegiado de experimentação e de diálogo com outras disciplinas artísticas (como a Literatura, as Artes Visuais, o Cinema e o Multimédia) e com outras áreas do conhecimento (entre as quais as Ciências Sociais e as novas Tecnologias), que não só as revigoraram, como deram origem a zonas de trabalho dificilmente catalogáveis, geralmente classificadas como pluridisciplinares, multidisciplinares ou transdisciplinares.

 

Parceria com a ESTGAD


É justamente nesta confluência que a Transforma faz a sua aposta, procurando estabelecer com a ESTGAD um programa de trabalho conjunto para o apoio de jovens criadores que se movimentam nesta zona de criação e que procuram novas formas de diálogo com as audiências. Um espaço para a mostra, para o desenvolvimento artístico, para a reflexão e para a análise, no seio da comunidade estudantil e científica que a constitui, e para uma audiência interessada de âmbito alargado.

 

Mapas


A Transforma criou assim um espaço regular de programação concentrada, que são “olhares sobre…” a que demos o nome de MAPAS, em colaboração com a ESTGAD, sendo o primeiro momento dedicado a Miguel Pereira.
A programação está dividida por áreas: OBRAS (apresentação de trabalhos: espectáculos, performances,…); CRUZAMENTOS (espaços de oralidade baseados na reflexão crítica); PONTES (espaços de formação); PARALELOS (apresentação de outros eventos que não foram criados pelo criador em questão); SISMÓGRAFO (registo do momento em vários formatos)