A8 - Operações

 

O A8 OPERAÇÕES consiste num conjunto de ligações diretas e permanentes á cidade, realizadas sob o pretexto e durante o festival.
São intervenções em vários formatos e suportes que parametram a inserção da arte no espaço urbano.
São aproximações à cidade efetuadas de uma forma intensa e inesperada.
Porque vão observar as eventuais transformações da cidade nos seus espaços íntimos , privados, interiores, exteriores e públicos.
Porque vão registrar imagens e sons da cidade a ferver e a arrefecer.
Porque vão á procura de fixar a memória dos dias.
Porque vão bater à porta da casa das pessoas para entrar, esperando ser bem recebidos.
Porque vão querer captar pormenores num instante que ficará quase para sempre, assim técnica o permita.
Porque vão olhar de frente a cidade para sentir a sua intensidade.
Porque vão querer medir a escala de uma cidade em movimento.
Porque vão auscultar como os transeuntes e os espectadores voluntários acolhem os objetos estranhos ao seu quotidiano.
Operar aqui significará produzir roteiros imaginários, cartografias psicogeográficas, sinaléticas e desafios que promovam a imersão na cidade.
 

 

//

 

 

OBSERVADORES

 

Após a realização de um concurso, seleccionámos cinco pessoas que serão observadores do Festival, ficando incumbidas de assistir às actividades e de redigir um documento por actividade (paper), fruto do seu olhar crítico, interno e externo, devendo o conjunto dos mesmos dar lugar a uma apresentação pública num dos momentos de conversa do festival.

Para além disso, será solicitado a cada um dos observadores ou, em alternativa, ao grupo a redacção de um texto final acerca do festival, podendo abordar temáticas diversas como por exemplo: 1. ‘a ligação do festival à cidade’, 2. ‘dinâmica de públicos’; 3. ‘aspectos ligados à produção do evento’; etc.

Este texto será, eventualmente, editado na secção Dossier do nº 1 da revista ARTinSITE, publicação editada pela Transforma AC.
 

 

Com - BEATRIZ CANTINHO, CLÁUDIA MADEIRA, LUÍS FILIPE CRISTÓVÃO, ROGÉRIO NUNO COSTA, RUI MATOSO

 

/

 

CITI POETI – VERSÃO TORRES VEDRAS

 

Citi Poeti é um projecto de investigação sobre informação urbana. Consiste na recolha de imagens de palavras numa cidade: em paredes, casas, muros, montras, anúncios, posters, etc

Nesta versão Torres Vedras, Margarida Mestre convida todos os interessados em participar neste projecto a fotografar imagens de palavras na cidade de Torres Vedras. As imagens recolhidas pelos participantes serão objecto de selecção para posterior apresentação em formato de performance (dia 9 de outubro, às 23h00, área de serviço | a8) e instalação de imagem e som (de 10 de outubro a 1 de novembro - ver PANORAMAS).


As fotografias deverão ser entregues em mão ou enviadas por correio para a Transforma AC (Rua da Paz, 11 – Catefica, 2560-587 Torres Vedras), em formato slide, até ao dia 2 de outubro.

 

Ficha Técnica

 

Imagem - MARGARIDA MESTRE & PARTICIPANTES

Composição Sonora - RUI VIANA

Co-Produção - TRANSFORMA AC

 

/

 

FLASHBACK

. Vídeo / Instalação

 

Fomos à procura do A8-2002 em 2003.
Deparámo-nos com vestígios nas PESSOAS que
Participaram.
A CIDADE transformada por um dia.
RECORTES de experiências.
MEMÓRIAS resgatadas.
Quanto tempo dura a IMAGEM de um espectáculo?

 

Ficha Técnica

 

Realização – SÍLVIA FIRMINO & FILIPE BRANCO
Co-Produção – TRANSFORMA AC

 

/


LOMO . MANOBRAS

. Concurso Lomográfico

 

A Embaixada Lomográfica de Lisboa apresenta Lomomanobras...Concurso Lomográfico...

»»»»»Leve a sua Lomo onde quer que vá»»»»»»»use-a a qualquer hora do dia ou da noite»»»»»»»a Lomografia não interfere na sua vida, torna-se parte dela»»»»»aproxime-se o mais possível do objecto a fotografar»»»»»não pense...fotografe»»»»»seja rápido»»»»»»»»não precisa de saber antecipadamente o que fotografou...nem depois»»»»»»»fotografe de qualquer ângulo»»»»»»»»não se preocupe com nenhuma destas regras»»»»

 

A fotografar - Manobras | A8 (dias 3 e 4 de Outubro, entre as 18h00 e as 24h00, diversos locais no centro de Torres Vedras – ver mapa e horários neste programa)


3 de Outubro - Lomo LCA / Pop 9 / Colorsplash + rolo de 24 exposições...serão distribuídos entre as 16.30h e as 17.30h na Área de Serviço A8

4 de Outubro - Os rolos e as máquinas serão recolhidos na área de serviço até à 1.00h

17 de Outubro - Será apresentada uma exposição de todos os trabalhos (ver PANORAMAS) com entrega do prémio ao vencedor (uma máquina Lomo Colorsplash)

Insrições: info@lomolisbon.com / lomolisbon@hotmail.com / Embaixada Lomográfica de Lisboa – Rua da Emenda, nº 30 – c/v 1200-170 Lisboa.

 

/