I Box [Torres Vedras]

 

Área de Atividade - Criação / Interação / Apresentação

// Dança

 

Residência Artística - 7 a 11 de Março 2006

Local - Tzero, Praça do Municipio 8, Torres Vedras

 

Apresentar, ser, construir a própria identidade, enganar, representar, falsificar...
A presença.
Desde há alguns anos que trabalho e faço a minha investigação sozinho.
Eu, mim, a minha identidade: uma subjectividade frágil.
Aqui estou eu, ao lado de mim mesmo... e por isso transformo-me no objecto da minha arte, no alvo da minha busca.
Vivo com a incerteza: a incerteza do meu corpo, da minha presença, a incerteza de estar neste mundo, a incerteza de tudo que me rodeia...
Neste projecto, continuarei a reflectir e a indagar sobre este tema: trabalharei sobre a pessoa, a sua presença, a sua essência, a sua frágil subjectividade...
Desta vez, vou desviar a atenção de mim mesmo para a focar no outro, trabalhando e observando o outro.
Quero perceber e observar como pessoas “comuns” são capazes e disponíveis para se expor e como se confrontam através da “representação”.
Criar um kit com um “manual de instruções” idêntico para toda a gente (quase como um kit que se pode comprar num supermercado!), estando ao mesmo tempo consciente de que o que lhes peço para construírem não é uma casa pré fabricada, mas um ser humano, uma essência, uma presença.
Esta obra pretende investigar o conceito de representação, e o choque de representação. Uma tentativa para pensar sobre a futilidade do palco: a ligação indissociável com a representação, com a manipulação da presença, a força, o poder de revelar uma presença.
Aqui, cada pessoa não verá o trabalho dos outros. Cada pessoa escolherá o seu caminho de entre as regras do jogo. Isto permite-me reflectir e brincar com o conceito de identidade: tornar a pessoa visível, o ser humano, com as suas peculiaridades. E, ao mesmo tempo, permite-me reflectir sobre a homologação dessa identidade.


. António Tagliarini

 

/

 

Workshop - 7 a 10 de Março 2006

Local - Tzero, Praça do Municipio 8, Torres Vedras

 

Como ponto de partida para I Box [Torres Vedras], Antonio Tagliarini procurou não-profissionais, pessoas sem experiência no mundo artístico ou da dança. Cada um recebeu uma caixa, um kit, onde encontrou um “manual de instruções” para criar o seu próprio solo.Ao longo de 4 dias, António Tagliarini trabalhou com mulheres e homens de Torres Vedras, de todas as idades, num workshop de dança.

 

/

 

Apresentação - 10 e 11 de Março 2006

Local - Tzero, Praça do Municipio 8, Torres Vedras

 

Como ponto de partida para I Box [Torres Vedras], Antonio Tagliarini procurou não-profissionais, pessoas sem experiência no mundo artístico ou da dança. Cada um recebeu uma caixa, um kit, onde encontrou um “manual de instruções” para criar o seu próprio solo.Ao longo de 4 dias, António Tagliarini trabalhou com mulheres e homens de Torres Vedras, de todas as idades, num workshop de dança. É deste trabalho conjunto, da criatividade e entrega das pessoas envolvidas no projecto que resultam os solos de dança apresentados hoje em I BOX [Torres Vedras]
I Box [Torres Vedras] é apresentado pela Transforma no âmbito da rede europeia Advancing Performing Arts Project (APAP).

 

/

 


Ficha Técnica

 


APAP - SZENE, Salzburg (Áustria), BUDA ARTS CENTER, Kortrijk (Bélgica), ARMUNIA, Castiglioncello (Itália), TANZFABRIK, Berlim (Alemanha), SILESIAN DANCE THEATRE, Bytom (Polónia) e TRANSFORMA (Portugal).
Conceito e Coreografia - ANTÓNIO TAGLIARINI (It); LUCA TREVISANI (It);
Participantes - RAQUEL CARVALHO; NÍDIA FIGUEIREDO; RUTE MACHADO; PAULA MARTINS, SÉRGIO PAULO; GIZELA WILSON; VANESSA LUCAS; ALICE RIBEIRO; MARCOLINA COELHO; MARIA ISABEL SANTOS; ORLINDA MONTEIRO; MARIA EDUARDA GONÇALVES; MARIA LURDES VELOSO; ÓSCAR COELHO; GUARDIANO SANTOS; ARNALDO GONÇALVES.