Animação Cultural

 

Área de Atividade - Interação

// Atividades Educativas

 

ADÉLIA CALDEANO

 

Uma casa no castelo tem a sua história e memória; o jardim tem as marcas da sua utilidade, estabelecendo uma ligação entre a arte e a natureza. O quintal da casa do castelo é um espaço que possibilita o contacto com a natureza; onde podemos observar algumas árvores de fruto, várias plantas aromáticas e uma pequena horta pedagógica, habitada por várias espécies de animais. As actividades pedagógicas foram desenvolvidas no âmbito da ligação ao espaço, o sítio, a casa e a arte.

 

Jardim Encantado

 

Os participantes tiveram opotunidade de criar figuras em gesso e de pintá-las. Estas representariam animais que povoariam o mais simples jardim ou horta. A memória própria de cada visitante vivida e contada pelos próprios, e o imaginário das crianças criou um pequeno livro com uma bonita história, a partir de coisas simples…

 

Pintura de Observação


Sensibilizaram-se os participantes a observar a casa, o quintal, a cidade, a zona histórica… o que depois se reproduziu em pintura.

 

/

 

ISABEL SILVA & MARIANA CAMACHO

 

Para além de facilitadora na gestão de diversos aspectos relacionados com o funcionamento do projecto, o seu trabalho incide sobretudo no fomento e na captação de “públicos” e no apoio às actividades pedagógicas, numa abordagem que tem como objectivo educar/sensibilizar o espectador/público para um “primeiro olhar” sobre a arte contemporânea, através dos sentidos, das memórias e da identidade despertados pela vivência do espaço da Casa do Castelo.