The Angola Project

 

Área de Atividade - Interação / Apresentação

// Conferência - Performance

 

«Sabem, o futuro deste país está na reconstrução deste caminho-de-ferro’, diz um professor local enquanto o comboio se move com difculdade em direção a Lobito. ‘É como uma artéria que foi cortada. Recuperemo-la e a economia "uirá uma vez mais, e então... bom, quem sabe? Tudo é possível.’» - Brendan Sainsbury

Jeremy Xido está a escrever um guião. Um guião para um filme. A história arranca debaixo de uma amoreira em Lisboa, atravessa os mares e continua ao longo do caminho-de-ferro de Benguela para chegar ao centro delapidado da planície de Angola, a cidade de Kuito. É um road movie. Promete ser divertido, sentimental e positivo. Sobre estar ‘aqui’ e ‘ali’ e sobre as mudanças num mundo onde europeus são negros e chineses.
The Angola Project faz parte de uma série de outros projetos, maiores, (Life on Earth) sobre viagens, imigração, emigração, diásporas e noções de lar em transformação. Baseado em entrevistas com pessoas que o Jeremy conheceu em Lisboa, Portugal e em Angola ao longo do caminho de ferro de Benguela.
The Angola Project é uma investigação em curso sobre as relações entre performance e guionismo – e envolve os mecanismos de de criação artística e o mundo das artes em geral, numa investigação comovente e divertida em acontecimentos globais, e na complexa e inesperada hibridez de identidades emergente no século XXI.

 

Data de Apresentação - 17 de Julho 2010

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

/

 

Ficha Técnica

 

Conceito - JEREMY XIDO & IGOR DOBRICIC
Performance - JEREMY XIDO
Dramaturgia - IGOR DOBRICIC
Filme - JEREMY XIDO e JAMES BARNARD
Consultoria Artística - CLAUDIA HEU
Produção - Cabula6 - CLAUDIA HEU & JEREMY XIDO

Produção Executiva - MARLIES PUCHER

 

/

 

THE SCREENING CABINET é um projeto que se pretende itinerante e que consiste, essencialmente, na projeção de uma série de oito vídeos (cada um deles realizado por um autor diferente), a decorrer durante oito semanas, contínuas desde a sua primeira exibição e num determinado espaço de acolhimento. Este projeto foi pensado com o foco dirigido às diferenças de conteúdo na realização entre as obras de autores que vêm de Artes Plásticas e autores que vêm do Cinema Documental e de Ficção. Um dos principais objetivos desta apresentação é experimentar o modo como esta disciplina se afasta, ou não, do domínio do Cinema e/ou do lado contemplativo atribuído a uma ação repetida ad aeternum, ou de uma imagem estática como acontece na Pintura ou no Desenho. Para isso, e procurando contrariar o comportamento mais comum do observador quando assiste a um objeto vídeo com estas características, num espaço galerístico ou museológico, o público desta mostra é convidado a assistir ao vídeo como se de um objeto cinematográfico se tratasse.