Military Road

 

Área de Atividade - Apresentação

// Video

 

MILITARY ROAD é um vídeo sobre uma viagem que traça, como que numa busca arqueológica, a paisagem da antiga Estrada Militar de Lisboa, construída em torno da cidade. No passado, era usada para proteger Lisboa contra as invasões francesas e inglesas. Actualmente, parte desta estrada desapareceu, mas naquilo que são os seus restos, ela prolonga-se por 45 km à volta da cidade e é ocupada por bairros sociais e guetos.
A estrada, nos nossos dias, continua de certo modo a ser uma espécie de fronteira que “protege” a cidade contra invasões estrangeiras; sustém um significativo número de imigrantes de popular a cidade, obrigando-os a permanecerem na periferia de Lisboa, no seu limite, no limbo da vida na cidade.
Este trabalho foi realizado a partir de uma colaboração com associações de caráter social, residentes desses bairros e amigos e familiares da autora. O trabalho é em si mesmo uma viagem realizada pela artista e por alguns desses elementos, explorando assim o duplo significado e a ironia das antigas invasões territoriais, e dos atuais conflitos urbanos, próprios de alguns desses lugares.
O principal foco deste trabalho é o modo como a cidade progride e se transforma, e o impacto que estas transformações têm tanto na cultura local como na nacional.
Estrada Militar pretende tornar visível a população imigrante que vive na periferia de Lisboa, fora da denominada Estrada Militar construída para defender a cidade das invasões no princípio do séc. XIX.
Este trabalho é parte de um projecto intitulado Underconstruction, desenvolvido em Lisboa durante o ano de 2009 com o geógrafo/urbanista e curador Paul Goodwin.

 

Data de Apresentação - 17 a 24 de Setembro 2010

Local - Transforma, Praça do Município 8, Torres Vedras

 

/

 

Autoria de - MONICA DE MIRANDA(pt), MIGUEL ANGELO VEIGA (pt)

 

/

 

THE SCREENING CABINET é um projeto que se pretende itinerante e que consiste, essencialmente, na projeção de uma série de oito vídeos (cada um deles realizado por um autor diferente), a decorrer durante oito semanas, contínuas desde a sua primeira exibição e num determinado espaço de acolhimento. Este projeto foi pensado com o foco dirigido às diferenças de conteúdo na realização entre as obras de autores que vêm de Artes Plásticas e autores que vêm do Cinema Documental e de Ficção. Um dos principais objetivos desta apresentação é experimentar o modo como esta disciplina se afasta, ou não, do domínio do Cinema e/ou do lado contemplativo atribuído a uma ação repetida ad aeternum, ou de uma imagem estática como acontece na Pintura ou no Desenho. Para isso, e procurando contrariar o comportamento mais comum do observador quando assiste a um objeto vídeo com estas características, num espaço galerístico ou museológico, o público desta mostra é convidado a assistir ao vídeo como se de um objeto cinematográfico se tratasse.